top of page

O cibercrime , a senha "123" e o revenge porn




Você já deve ter visto dentro de sua companhia, senhas como "123trocar" "default" "admin" "qwerty123" entre outras…Provavelmente, tem um colega que deixa o notebook com a tela aberta e vai ao banheiro ou conhece um namorado ou namorada que olha o celular e e-mail do companheiro. Sem esforço, você pode se lembrar daquela pessoa que tem preguiça e dá o cartão de crédito - com a senha - para alguém comprar um doce na loja; da que ama entrar em qualquer rede wi-fi que está aberta; da que cadastra seu CPF em qualquer site wordpress ou ainda da que nem sabe o que é https, tampouco criptografia. 


Estamos considerando que estas pessoas habitam o mundo da tecnologia, certo? E por algum motivo, tem esse tipo de “pequena atitude”, cientes de que não é o mais indicado a se fazer para a sua segurança. Agora, vamos elaborar o cenário em que tais hábitos são reproduzidos por pessoas de outras áreas de conhecimentos gerais, sem tanto acesso à informação ou sem informação alguma sobre o que é ou do que se trata a segurança no mundo da tecnologia. Pra ser mais precisa, do que se trata a segurança da informação. Que dizer, nesses casos, de “pequenos” hábitos como clicar naquele famoso phishing¹ que chega por sms, prometendo uma promoção em uma rede de varejo famosa, ou aproveitar aquele cupom compartilhado em grupos de família do WhatsApp sobre desconto para aquela rede de Fast Food?


Sabemos de várias histórias de vazamento de fotos pós término de relacionamento, as quais costumam envolver longos e dolorosos processos, constrangimentos, perdas irreparáveis da reputação, felicidade, paz. Pouco se fala do direito ao esquecimento mas muito se fala sobre a culpa da vítima, e sabemos que, muitas vezes, o atacante responsável por espalhar as fotos dormia ao lado.

Segundo o relatório Norton Security Report 2017, perdemos 22 bilhões com o cibercrime.

O golpista habita ao seu lado. Proteja-se. Informe-se e informe à sua mãe, seus irmãos, seus amigos, seus colegas, os corrija quando perceber um comportamento que o deixe em risco. 


A maior vulnerabilidade de todas somos nós. 

¹Phishing é uma técnica de fraude online, utilizada por criminosos no mundo da informática para roubar senhas de banco e demais informações pessoais, usando-as de maneira fraudulenta. A expressão phishing (pronuncia-se "fichin") surgiu a partir da palavra em inglês "fishing", que significa "pescando".

Comments


bottom of page